Capítulos da história social de São Paulo

hinterland prodigiosamente rico que era Minas Gerais, teve um crescimento vertiginoso, passando pelas seguintes etapas:

1711 - 12 mil habitantes; 1745 - 24.397 habitantes; 1808 - 47 mil habitantes; 1820 - 80 mil habitantes.

17º) Influência na evolução do mundo.

O ouro enviado para a metrópole, sob a forma de imposto e para as várias aquisições, era, pelo tratado de Methuen, desviado para a Inglaterra(368) Nota do Autor que teve enorme surto de desenvolvimento causado por esse ouro que teria sido a causa das invenções mecânicas inglesas, tais como o vapor, o coque metalúrgico, as máquinas de tecer, de fiar, etc. Esta mecanização teria feito com que, a indústria inglesa vencesse a francesa na concorrência mundial ficando esta relegada à pobreza. Com essas misérias das populações francesas, causadas pela prosperidade das inglesas, sobreveio a Revolução francesa.

Essa ligação de fatos casuais e consequências, cousa aliás muito bem racionada e muito verossímil, é de autoria de ilustre e erudito professor Paul Vanorden Shaw outrora professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Eu estou plenamente de acordo com a conclusão do eminente professor.

Essas teriam sido as consequências do fenômeno social, econômico, político, etc. que foi o descobrimento do ouro em terras brasileiras, verdadeiro terremoto de várias

Capítulos da história social de São Paulo - Página 554 - Thumb Visualização
Formato
Texto