Justiniano José da Rocha (1811-1862)

modos. A tudo os jornalistas conservadores resistiam, e cada vez mais se extremavam nos seus artigos de crítica ou de censura.

Que houve o desejo de calar O Brasil, por interesse inconfessável, não há dúvida, pois é o próprio jornal que o denuncia quando repele as acusações de estar vendido ao poder: "Quereis que publiquemos os nomes daqueles que instaram conosco e com parentes nossos para que deixássemos de escrever na certeza de que havíamos de ter bons empregos, porquanto para obtê-los confiavam em suas relações com alguns membros da administração, se bem que nos revelassem, com uma bonomia evangélica, que nenhum ministro lhes recomendara o recado?"

A todas as tentativas para fazê-los afastar-se da luta contra os liberais, resistiram os jornalistas d'O Brasil. Nas suas colunas, Justiniano e Firmino mantinham a feroz oposição que tanto aborrecimento causava ao Governo.

Em 23 de março de 1841, caindo os liberais, voltam ao poder os conservadores. O jornal de Justiniano passa a defender o Governo e a receber, com a mesma violência, os ataques dos próceres do Partido e da imprensa Liberal.

Redigido por Justiniano José da Rocha e Firmino Rodrigues Silva, embora os artigos não fossem assinados, não seria difícil conhecer o autor do escrito, dada a diversidade de estilo dos dois jornalistas. Joaquim Manuel de Macedo, o romancista d'A Moreninha, assim analisa a personalidade e o feitio de um e de outro: "Justiniano Rocha escrevia de improviso, e com facilidade até hoje não igualada. Firmino meditava antes de escrever. Eram ambos eloquentes. Aquele, porém, menos, e este mais zeloso da beleza da forma e do apuro do estilo. Rocha excedia a Firmino na estratégia e habilidade com que explorava as contradições de ideias, e as indisposições pessoais dos adversários, procurando expô-los em discórdia. Firmino cuidava mais do que Rocha da fortaleza da argumentação calculada. Um e outro foram primorosos e esforçados paladinos da imprensa. Em Rocha havia combinação de Aquiles e Ulisses; em Firmino predominava Aquiles até com sua vulnerabilidade pelo calcanhar, porque de fina suscetibilidade e irritável,

Justiniano José da Rocha  (1811-1862) - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto