às vezes ferido pela injúria, excedia-se, reagindo na polêmica. Foram ambos grandes nas campanhas da tribuna universal,"
Com a nomeação, em 10 de maio de 1842, de Firmino Silva para Juiz de Direito em Minas Gerais, Justiniano fica só na direção e orientação d'O Brasil. Não eram fáceis as condições de vida do jornal. Justiniano tinha crises de desânimo. Ao seu amigo Firmino escrevia: "Sei que se valho alguma cousa é por amor desse periódico, mas também sei que no estado do meu espírito é melhor cessar de escrever do que matar-me, ganhar inimigos, sem, ao menos em compensação, ganhar amigos".
Nessa época, junho de 1843, tinha cinco filhos; passava por aperturas financeiras, com a despesa de 400$000 por mês, e pensava até em deixar a política para fazer-se negociante. Cogitava de interromper a publicação d'O Brasil, mas cedia a instâncias de Paulino e Rodrigues Tôrres para manter em circulação o órgão conservador, que continuou a sair até 1850 sob a responsabilidade de Justiniano.
As dificuldades com que arcava Justiniano para manter O Brasil em circulação não entibiavam o seu ânimo forte e a sua têmpera de jornalista. Em 22 de abril de 1845, o jornal suspendia a publicação, o que explicava pelo propósito de introduzir aperfeiçoamentos que melhor satisfizessem o interesse dos leitores. Em 27 de maio reaparecia O Brasil, deixando de imprimir-se na oficina de Paula Brito, para sair da tipografia de J. J. da Rocha, na rua dos Ciganos, 65.
Não pudera Justiniano introduzir na folha os melhoramentos anunciados. Apenas adquirira oficina própria. Excusou-se em nota explicativa de não poder cumprir a promessa feita aos leitores. Voltava à publicação do seu jornal antes de haver reunido os meios de executar suas ideias, "para combater a política do momento, que tanto mal fazia ao Brasil".
Em 3 de janeiro de 1848, anunciava O Brasil que passaria a ser publicado diariamente, quando antes aparecia três vezes por semana. Era com efeito um tour de force publicar diariamente uma folha sem publicidade e que tinha uma feição exclusivamente política. Na nota em que anunciava a publicação