Eça e o Brasil

EÇA E O BRASIL

Muito se tem escrito sobre Eça de Queirós em relação ao Brasil. O fascínio e as influências que exerceu sobre escritores brasileiros do passado. A constância no amor e na fidelidade pela vida fora de quantos foram uma vez tocados pelo encanto da prosa queirosiana. A primazia do Brasil sobre Portugal na admiração e no sucesso de sua obra. A verdadeira obsessão que se apossou da boêmia literária da belle époque, que o tinha por modelo, nas ideias segundo as interpretava, nos hábitos que lhe atribuía, no estilo, até nos tiques.

Sobre o tema "Eça e o Brasil" ou "Eça e os Brasileiros " e com as honras e proporções de um livro inteiro, a Companhia Editora Nacional publicou em 1959, na "Brasiliana", volume 311, Eça de Queirós, agitador no Brasil, de Paulo Cavalcanti, e a editora Livros do Brasil, de Lisboa, em 1965, O Brasil na vida de Eça de Queirós, de Heitor Lyra. Paulo Cavalcanti centralizou suas pesquisas no episódio das arruaças provocadas pelas Farpas em Pernambuco, por volta do ano de 1872, quando Eça de Queirós e Ramalho Ortigão entenderam de protestar contra a sem-cerimônia com que ali se contrafazia a publicação. Dos xingamentos escritos na paródia Os Farpões e atirados através do Atlântico, passaram os pernambucanos às vias de fato contra a colônia lusitana local, a ponto mesmo de as autoridades suspenderem, por medida de precaução, as comemorações de rua do cinquentenário da Independência. Já Heitor Lyra é mais genérico, como sugere o título do livro, reunindo informações esparsas e revelações de descendentes de Eça de Queirós, sobre fatos do convívio em Paris com brasileiros ilustres, amigos e frequentadores da casa em Neuilly.

A esses dois excelentes trabalhos segue-se agora este Eça e o Brasil, em que Arnaldo da Costa Faro revê, analisa, retifica e complementa informações, com a vantagem de ter pesquisado onde poderia dispor de melhor fonte, além de sua preciosa biblioteca especializada, logrando compor, assim, um painel muito mais amplo e rico de revelações, a começar pelos fatos da presença do Brasil em Eça de Queirós, desde os primeiros momentos de sua vida, ou bem antes mesmo, como se vê dos capítulos iniciais, "O avô ouvidor do Rio de Janeiro", "A ama pernambucana ", "O pai carioca".

Eça e o Brasil - Página 1 - Thumb Visualização
Formato
Texto