ECONOMIA E SOCIEDADE DO RIO GRANDE DO SUL - Século XVIII
Os estudos sobre o Rio Grande do Sul recebem com esta publicação uma contribuição considerável. Não se trata da ocupação militar da região, nem dos episódios bélicos abundantes que agitaram a história local, nem mesmo da bem-sucedida colonização, que fez do Rio Grande um dos Estados mais harmônicos do Brasil. Estuda-se de um modo amplo e superior, isento e imparcial, a formação histórica da capitania, da província e do Estado gaúcho.
A pesquisa não podia ser mais apurada. Arquivos do Rio Grande, do Rio de Janeiro, de Lisboa e de Sevilha foram conscienciosamente percorridos. A bibliografia ampla e, tanto quanto possível, completa revela a extensão dos estudos conscienciosos do autor na elaboração sintética de um tema extensíssimo.
Houve quem, por momentos, entendesse que o Brasil cometera um erro ao timbrar a manutenção do território rio-grandense na união brasileira. É bem verdade que o mais respeitável defensor dessa infeliz doutrina refugou-a posteriormente e estreitou profundos laços de amizade e admiração com altas figuras da mentalidade gaúcha.
Não é um livro que interesse somente a sul-rio-grandenses, que nele encontrarão a suma da formação de sua terra. É um livro para os brasileiros em geral, que nele sentirão os laços que se vão formando na incorporação daquela região abençoada ao conjunto luso-brasileiro. O comércio interno entre as capitanias e com os países da América Espanhola apresenta aspectos surpreendentes.
A Brasiliana segue rigorosamente seu plano inicial, oferecendo ao público tão útil e elevado instrumento para melhor compreensão do Brasil.
Corcino Medeiros dos Santos é autor de excelentes estudos na revista Estudos Históricos, da Faculdade de Filosofia de Marília, bem como na tradicional Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Este livro representa a maior contribuição para se compreender o Brasil colonial.
A.J.L.