A pantofagia ou as estranhas práticas alimentares na selva. Estudo na Região Amazônica

Considerações finais

A pantofagia na selva é produto do estreito relacionamento do homem com a natureza ambiente. O primitivo ainda não contaminado com as propostas da civilização, na parte de adaptação à técnica e aos avanços da ciência, goza do privilégio do contato direto com a natureza que o circunda, dela extraindo o alimento e a matéria-prima para as suas confecções artesanais.

Álvaro Faria, em seus vários trabalhos sobre as alterações genéticas humanas em face das formidáveis contradições do mundo contemporâneo, chama a atenção para uma nova fase mutante do homem e remonta o processo a partir do instante em que as sociedades foram, em face da produção, divididas em grupos que continuam extraindo diretamente da natureza os meios de sobrevivência e grupos que apenas se colocam na posição de captadores da produção, colocando-se entre aqueles e a sociedade de consumo e criando, assim, classes intermediárias que formam o topo do pensamento abstrato.

Com isso, e em virtude da técnica sofisticada, o civilizado avança cada vez mais celeremente no rumo de um enleio mental e do controle dos bens produzidos, que conturba violentamente o relacionamento dos grupos sociais em choque.

Assim ocorrendo, os aglomerados humanos primitivos vão ficando incessantemente distanciados de uma análise profunda de seus métodos originais de vida, ao mesmo tempo que se tornam vítimas de discriminações no próprio campo da etnografia, como, por exemplo, não serem considerados campo de observação folclórica, no sentido de folk, situados que ficam tão só na área antropológica, da mitologia ou da cultura material quando esta se infiltra nos meios civilizados. O próprio índio chama de "brasileiro" ao nacional não-índio.

A pantofagia não seria encarada de um ponto de vista igualmente discriminatório, como forma de uma ação alimentar repugnante, se a ótica do processo analítico descesse ao meio ambiente em que

A pantofagia ou as estranhas práticas alimentares na selva. Estudo na Região Amazônica  - Página 140 - Thumb Visualização
Formato
Texto