A pantofagia ou as estranhas práticas alimentares na selva. Estudo na Região Amazônica

3. Aplicação e utilidade

O barro tem a plasticidade apropriada à fabricação de utensílios. Emoliente na sua forma hidratada, torna-se, portanto, fácil ao endurecimento quando submetido ao calor. Adquire, por outro lado, singular resistência, se devidamente tratado com outros materiais.

A cerâmica foi a grande conquista do homem primitivo oleiro ao descobrir as vantagens da argila. Na Amazônia, tanto na ilha de Marajó como em vários tributários do Amazonas e do Solimões, o artesanato ceramista de fins domésticos (simples) ou religiosos (ornamentais) tem sido dos mais responsáveis pelo desgaste dos empórios argilosos.

Nos cerâmicos ou mounds marajoaras, principalmente em Pacoval, no rio Arari, os cemitérios indígenas eram ricos de igaçabas (urnas funerárias) com os lavores requintados lançados nas peças pelos eméritos desenhistas primitivos. As gerações mais antigas de oleiros perfeccionavam melhor seus traços, arabescos e pinturas. Sua substituição por outros artesãos, de geração mais recente, influiu na queda de valor dos trabalhos anteriormente executados.

Mas não eram apenas nas igaçabas que o indígena aproveitava suas modelagens de argila. Eram peritos, também, na fabricação de uluris (tangas) de barro, geralmente de cor vermelha ou rósea, com seus orifícios para a passagem dos fios que serviam para cobertura das partes genitais femininas.

É sabido que os serviços da olaria de cozinha eram práticas de mulheres. Os homens se dedicavam à fabricação de canoas, arcos, flechas e ornamentos plumíferos, ainda que, em algumas tribos, chamassem a si a fabricação dos vasos sagrados. Nossos oleiros primitivos foram, assim, de grande percepção artística, porquanto as igaçabas não somente exibiam seus típicos diagramas coloridos, como se revestiam de figuras em relevo, trabalho do tempo das nações neengaíbas ou aruãs (de origem caraíba).

Nos vasos funerários era utilizado o barro incoerente, porém não grosseiro, logo revestido pelo barro fino, quase tênue, de cor escura e onde cabiam os frisos e os relevos.

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