Fragmentos de cerâmica brasileira

que, depois de evoluírem no México, espalharam-se até Marajó e os Andes. Após essa comum civilização arcaica, viria o período de isolamento, de regionalismo (pós-arcaico).

A generalização é sedutora, mas é necessário entendê-la com reservas, sendo bem pouco provável uma extensa "uniformidade" arcaica.

Uhle, estudando aspectos da civilização antilhana e incásica de Ica e Nazca, notou fortes sinais de diferenciação: a falta de tecelagem (contrastando com o desenvolvimento mais tarde dos tecidos peruanos) e a grossura da cerâmica das estatuetas da Venezuela interpostas às culturas mais adiantadas do Panamá e de Marajó. Uhle descobriu ainda uma influência maya no Equador.(1) Nota do Autor

É provável que as culturas pós-arcaicas possuíssem um ciclo de expansão tal que ultrapassasse os limites da primitiva cultura, explicando-se desta forma os caracteres arcaicos de Marajó, sem recorrer à extrema antiguidade do primeiro tipo mexicano, por um relacionamento especial com a civilização do istmo. Ainda de acordo com Spinden, o ambiente semiárido dos platôs, característico dos povos arcaicos, só é encontrado nas cordilheiras e na Guiana, ao passo que o istmo e a Amazônia são muito úmidos.

Raimundo Lopes, que estudou o assunto, julga que, enquanto não estivermos de posse de suficientes seriações, o que poderemos é unicamente fazer boas hipóteses, pois a interposição definitiva das identidades culturais entre a Amazônia e a América Central depende do fato de acharmos uma escala de superposição ou termos de transição, que nos faltam, entre os povos do Maranhão e da foz Amazônica.

Associando a história geográfica do litoral aos vestígios arqueológicos, Raimundo Lopes chegou à seguinte seriação hipotética:

1) fase dos sambaquis; regressão marinha; cultura inferior;

2) fase das civilizações extintas, lacustres e marajoaras; termo de regressão marinha;

3) fase proto-histórica; invasão do mar; decadência marajoara; culturas derivadas.

E conclui favoravelmente: 1º) sobre a relativa antiguidade das civilizações cajariense e marajoara e as semelhanças destas com o tipo arcaico centro-americano; 2º) a civilização de Cajari constitui um tipo bem individualizado, tendo a civilização antiga da Amazônia o seu apogeu em Marajó, mas decaindo em seguida, substituída por povos mais rudes; 3º) e, finalmente, os aruaque amazônicos têm conservado na sua cultura afinidades com a dos povos extintos.

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