Fragmentos de cerâmica brasileira

inteiramente ornado, segundo a técnica do champ-levé e com relevos zoomorfos, às vezes cobrindo o primeiro terço do corpo. O corpo globular é liso policrômico ou sem pintura em dois casos com volutas sigmoides em relevo. O pescoço é um terço mais alto do que o corpo. A altura total varia entre quarenta e cinquenta centímetros.

3) Vasos cilíndricos e esguios, de corpo ligeiramente acentuado ou de base levemente alargada. Toda a superfície trabalhada pela técnica do champ-levé e ornada com relevos zoomorfos.

O mau estado de conservação da cerâmica da fase marajoara, devido às condições desfavoráveis, é fato conhecido. O grau de destruição, porém, não é o mesmo para todos os sítios. A razão disso deve-se atribuir tanto a influências exteriores, que se fizeram sentir por causa da situação geográfica, quanto à consistência do tipo da cerâmica empregado em cada caso.

A cerâmica de Cuieiras e de Furinho se destaca por especial fragilidade, o que se explica pela alta porcentagem do tipo de cerâmica denominado Camutins plain (Cuieiras: 65,3% Inajá plain em 49 cacos; Furinho: 37% Inajá plain em 27 cacos). Todavia, ate mesmo os cacos pertencentes ao tipo Inajá plain são comparados com o mesmo tipo de louça do Pacoval, de dureza e solidez acentuadamente menores.

O estilo de decoração e a maneira de sua execução são os mesmos em Cuieiras e Furinho. Todas as técnicas que são típicas da fase marajoara aparecem também aqui. Além disso, poderiam se fazer as seguintes observações:

1) Predomínio da louça lisa e pintada.

2) A pintura adere superficialmente, podendo ser removida com facilidade.

3) A ornamentação pela cor, por incisões ou pelo champ-levé é executada mais superficialmente e com menos cuidado do que se observa geralmente. O traçado das linhas, bem como a disposição e distribuição dos complexos formativos são frequentemente arbitrários e desconexos. Na concepção geral se faz sentir, com frequência, a falta de um sentido estilístico seguro e uniforme, típico da fase marajoara.

4) As decorações semiplásticas mostram, em parte, essa mesma peculiaridade.

As observações acima enumeradas são, entretanto, apenas impressões que se obtêm de rápida comparação com a cerâmica de outros sítios marajoaras e que deveriam ser melhor fixadas por meio

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