Fragmentos de cerâmica brasileira

as civilizações do Maranhão e da Amazônia. A cultura de Marajó é um grande complexo em que apenas uma das mais brilhantes faces - a louça lisa pintada - assemelha-se à de Cajari, sendo embora esta inferior.

Em Marajó, as peças reúnem as melhores qualidades do oleiro cajariense e mais outras que esse oleiro não conseguiu adquirir.

Ao contrário de Marajó, o relevo, no material cajariense, é relativamente pobre. Algumas vezes é impresso pela espartana.

[Ver ilustração no original]

Um dos objetos que o apresenta - um prato figurando uma folha - quebra, no Cajari, a regra de ausência das formas vegetais, que é interpretada como sinal de inferioridade, embora esta ausência se manifeste também em Chiriqui, entre os chibcha da Colômbia e em Marajó. A comparação entre Marajó e Cajari mostra-nos, pois, semelhanças vivas, mas de nenhum modo identidade.

A arte cajariense possui pontos de individualização bem nítidos; assim, por exemplo, contrastando com esse espécime vegetal, Lopes não conseguiu encontrar durante as suas explorações uma representação humana qualquer. Acha ele singular essa ausência, bem como a ausência de ossadas nas estearias, atribuindo essa falta a proibições rituais; a cerimônia dos lacustres do Cajari, em muitos traços, lembra a do alto Amazonas, apesar da enorme distância que as separa. Assim, o fundo polido, a ornamentação triangular-romboide e o colorido negro e vermelho; mas a feitura é mais tosca. Muitas vezes a cerâmica atual amazônica apresenta espessa engobage avermelhada e lustrosa; aparece também a ornamentação quadricular, escalar, lembrando, assim como a forma das bacias, os vasos de Cunani. No território de mojos, na Bolívia, Erlan Nordenskjold encontrou vasos tripoides como os do México arcaico, mas com uma pintura em volutas que lembra os estilos amazônicos.

É opinião de Lopes que o lacustre maranhense, pré-colonial e mostrando traços de semelhança com Marajó e outros povos antigos da Amazônia, com Chiriqui e com a Costa Rica, não apresentou, até

Fragmentos de cerâmica brasileira - Página 91 - Thumb Visualização
Formato
Texto