Ensaios brasileiros de história

À frente da Casa de Rui Barbosa, sua atuação tem sido das mais profícuas, tendo sabido transformar essa instituição, de simples museu destinado a preservar a antiga residência, os móveis, a biblioteca e o arquivo do grande brasileiro, e publicar-lhe os escritos, num centro cultural ativo e dinâmico. Ainda nessa condição, cumpre destacar o seu papel como orientador e coordenador da publicação das Obras Completas de Rui Barbosa, um dos mais arrojados empreendimentos editoriais do País, que deverá atingir, ao todo, cerca de 160 tomos, dos quais 131 já publicados.

Com razão, ao comemorar-se o lançamento do centésimo tomo dessa portentosa coleção, Luís Viana Filho proclamou "jamais serem excessivas as demonstrações de apreço e reconhecimento da cultura nacional ao Sr. Américo Jacobina Lacombe como organizador, prefaciador, anotador, revisor, aliciador de colaboradores e, além do mais, pertinaz e infatigável impulsionador das publicações, cujo caminho é referto de obstáculos e dificuldades de toda a ordem, somente vencidas pela sua benemérita tenacidade".

Com sua dedicação aos trabalhos na Casa de Rui Barbosa, a obra de historiador que poderia ter realizado sem dúvida ficou em parte prejudicada, porque passou ele anos e anos a organizar os papéis e a reunir os dispersos do infatigável trabalhador que foi o cronista das Cartas de Inglaterra.

A biografia de Afonso Pena, a que há tempos se dedicava, somente em 1986 viria a ser publicada, e ainda estão incompletos outros trabalhos por ele planejados. Em compensação, quem, senão esse exemplar servidor da Nação, teria condições de organizar o Roteiro das Obras Completas de Rui Barbosa, em dois compactos volumes, que constituem hoje a bíblia de quantos se interessam em conhecer a produção intelectual do autor da Oração aos Moços? E que outra pessoa poderia ter dado ao Arquivo e à Hemeroteca da Casa a organização original, que tanto facilitou o trabalho dos que vieram depois?

Sua adesão à tarefa (na feliz expressão de Gilberto Amado) levou-o a executar desde os serviços mais modestos — como a revisão de provas tipográficas dos primeiros volumes das Obras Completas (o que, aliás, como gosta de relembrar, em mais de uma oportunidade fez, joelho contra joelho, com o próprio Ministro Gustavo Capanema) — até os mais aprofundados e exaustivos estudos, de que é exemplo o prefácio que, sob o título "História de um Jornal", escreveu para os 12 tomos em que foi reunida a colaboração de Rui para A Imprensa.

Como ruísta, sua produção é não apenas numerosa, mas da melhor qualidade, pela seriedade das pesquisas e segurança dos conceitos. Estão neste caso os inúmeros prefácios, apresentações, advertências e notas

Ensaios brasileiros de história - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra