mais penosa condição servil. Era uma escola de soldados, mas não de homens livres.
Daí a frequência dos suicídios que nella ocorriam.
Tinha o grande Frederico verdadeiro horror à ideia do envelhecimento, e como já montava a cavalo com a maior dificuldade, ninguém ousava encará-lo durante as penosas manobras da ascensão à sela.
Vestia-se do modo mais desleixado, usava fardas absolutamente imundas, jamais escovadas, chapéus repugnantemente gastos e engordurados, botas pavorosamente sujas e maltratadas.
Só lhe levaria a palma, neste particular, outro grande guerreiro daquele século, Carlos XII. Nos seus aposentos do enorme palácio de Potsdam reinava a mais absoluta sordidez, em matéria de móveis, cortinas, tapetes etc.
Não lhe guardou rancor o escocês. "Naquele invólucro mesquinho encerrava-se um espírito capaz de conquistar e governar o Universo! Invencível guerreiro, infatigável trabalhador, inflexível justiceiro, ninguém o superava e dificilmente lhe seria comparável."
Em fins de dezembro de 1784 pisava o nosso Major novamente o solo pátrio, de onde não tardaria que a nostalgia das aventuras o levasse a passar ao Continente.
Querendo dar-se ares de grand-seigneur em viagem, mandou então que um fabricante de carros, certo Lycet, lhe fizesse bela e cômoda berlinda. Recebeu-a mas não a pagou. Partiu pois no lindo e barato carro e fez, durante o ano de 1785, várias jornadas de negócios.