da estrada de ferro de Bagdá, pelo curso médio dos dois rios, enquanto a Inglaterra instalava, na zona da desembocadura, os focos de sua influência política, conquistando a navegação do curso inferior. São bem conhecidas as consequências desses dois empuxos políticos, em sentido inverso — águas abaixo e águas acima.
Do sistema hidrográfico do Congo, várias potências participavam — a França, depois Portugal, em seguida a Alemanha, além da Inglaterra que possuía, em parte, o curso superior dos afluentes principais do Congo — donde as incertezas e a insegurança do Estado do Congo.
Tanto a Inglaterra como a Alemanha trataram de penetrar no território do alto Congo, por meio de suas linhas férreas, partindo da costa atlântica e prolongadas através da colônia portuguesa de Angola. Além disso, a Alemanha insistia em melhorar as comunicações de seu domínio de Camerum [Camarões] com a região do Congo, lançando-se para Leste, rua direção geral da África Oriental alemã.
Em torno do Nilo e do Níger se verificaram atuações políticas semelhantes, notadamente quanto ao Nilo que se eternizou como