Projeção continental do Brasil

a principal fonte de discórdias entre a Inglaterra e a França. Apesar do domínio definitivo que a Inglaterra obteve sobre o Nilo, após a expulsão dos franceses da região de Fachoda, teve de consolidá-la com a submissão do Sudão, o domínio do curso superior do famoso rio, até o lago Vitória, e o acesso daí ao Oceano Índico.

A coparticipação econômica da Alemanha no Danúbio, como via comercial, ao mesmo tempo que melhor estreitou a Áustria aos seus objetivos políticos, conduziu o Estado Alemão a intervir fortemente nos sucessos balcânicos. Inversamente, a posse pela Alemanha da desembocadura do Vístula, embora não a convidasse a levar seu domínio a toda a bacia dessa grande via fluvial, por motivos de ordem política relacionados com o elemento polaco, obrigava-a, entretanto, a opor-se, por uma vigilante política, à ambição russo-polaca de estender seu domínio, sobre o curso médio, a toda a bacia do Vístula.

A desembocadura do Rio Colorado em território mexicano, cuja bacia pertence em sua quase totalidade aos Estados Unidos, certamente que responde pela atitude permanente da política Yankee respeito ao México.

Projeção continental do Brasil - Página 12 - Thumb Visualização
Formato
Texto