Projeção continental do Brasil

No continente sul-americano as atividades políticas acionadas por esse último postulado apresentam flagrantes do mais puro quilate.

A arrancada das "entradas" e das "bandeiras" e os esforços em plantar suas lindes meridionais às margens do Prata, no que respeita ao Brasil, são exemplos por demais significativos. Contemporaneamente, a magnífica expansão do Estado Argentino, que cada vez mais consolida a irradiação incomparável de sua influência, à sombra de uma mesma língua, de uma mesma religião e da continuidade territorial que inspiraram os antigos vice-reinados — é mais que um exemplo por que é verdadeira lição.

O Estado argentino, com o acionamento das comunicações platinas, exprime a mais perfeita compreensão do seu destino geopolítico — em face dos dois antagonismos em redor e no quadro da massa continental — principalmente porque, entre as formas de expansão, se decidiu pelo fomento das comunicações terrestres.

A expansão política por meio das comunicações marítimas levaria o Estado Argentino à luta imediata com o Estado Brasileiro, por isso que o litoral sul do Brasil é que definiria

Projeção continental do Brasil - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto