Peter Wilhelm Lund no Brasil - Problemas de paleontologia

Uma das matérias, que então empolgava o aplicado aluno da Universidade de sua terra, era a Geologia, com o seu vasto campo de estudos e observações.

Aos dezessete anos bacharelava-se em letras, recebendo assim o seu primeiro grau de estudante. Mais tarde doutorava-se em Filosofia, após um curso brilhantismo. Peter Lund chegou a frequentar as aulas da Academia de Medicina, mas animado pelos seus notáveis professores Herholdt e Reinhardt, seguiu outro caminho dedicando-se ao estudo da botânica e da zoologia.

Aos 23 anos escreve duas importantes Memórias, que são premiadas pela Universidade, e que abordavam os temas postos em discussão pela Faculdade de Medicina da mesma instituição universitária.

Foram as seguintes as questões:

"Uma exposição da utilidade e dos resultados que a fisiologia tem alcançado do grande número de vivissecções que nos últimos decênios se têm praticado", e "Um exame minucioso dos crustáceos decápodes da Dinamarca para esclarecer as dúvidas existentes a respeito da circulação sanguínea destes animais".

Como se vê, apesar das questões abordarem assuntos de tão visível diversidade, e de exigirem de per si um estudo demorado, conseguiu Lund resolvê-las com singular aptidão, obtendo os prêmios de ambas.

A sua clara tendência para os estudos da botânica, da fisiologia e principalmente da zoologia aí se manifestava de maneira decidida, como que a traçar a diretriz de sua carreira, que de modo tão promissor se iniciava, provocando a admiração de seus condiscípulos e mestres. A sua cultura, já então reputada das mais sólidas da Universidade, justamente considerada

Peter Wilhelm Lund no Brasil - Problemas de paleontologia - Página 39 - Thumb Visualização
Formato
Texto