Peter Wilhelm Lund no Brasil - Problemas de paleontologia

homens de ciência, que se achavam em Paris. Dentre eles Humboldt.

Nessa época lecionava Cuvier, no Colégio de França, a história das ciências naturais, e Lund teve desse modo ocasião de ouvir uma série dessas brilhantes e célebres conferências.

Desejoso de aumentar seus conhecimentos de astronomia, física e química frequentou as preleções notáveis de Biot, Ampères e Thenard.

Já em preparativos para nova viagem ao Brasil chega à Europa a notícia sensacional da abdicação de Pedro I. Esse fato veio perturbar temporariamente os planos de Lund, que pensou em ir até a Jamaica.

Nessa ilha, porém, se registravam sérias desordens entre os negros e nesse meio tempo chegaram as melhores notícias do Brasil.

Nos fins de 1832 Lund partia de Copenhague para Hamburgo, onde tomou lugar a bordo de um navio, a 12 de novembro, chegando à Baía do Rio de Janeiro a 19 de janeiro de 1833.

O viajante ilustre que deparara, ao termo de sua primeira e acidentada viagem ao Brasil, toda a cidade feericamente iluminada, assinalando a feliz efeméride do nascimento de um futuro rei, iria encontrar essa criança, oito anos após, no trono de um dos maiores impérios da terra...

Peter Wilhelm Lund no Brasil - Problemas de paleontologia - Página 51 - Thumb Visualização
Formato
Texto