Peter Wilhelm Lund no Brasil - Problemas de paleontologia

de extensões de capim, mas sem dúvida em terra de antiga mata virgem, "como atestam ainda os muitos restos das matas".

Aquelas extensões de capim têm certa semelhança com os campos pelas moitas de arbustos e árvores espalhadas, mas é só à primeira vista. As ervas daninhas mais comuns nestas planícies, são um Cróton, uma Borreria, três a quatro espécies de Solanum, etc., mas faltam completamente as verdadeiras plantas campestres.

1 a 7 de novembro — Descanso em Taubaté para "explorar" os campos aí existentes. Logo depois de ter passado Pindamonhangaba, Lund foi surpreendido por um campo que com todos os seus característicos se abria diante dele, num grande plano coberto de uma graminácea glauca e pilosa e, aqui e acolá, grupos de árvores atrofiadas. Ele considera estes campos como naturais em contraposição aos artificiais; estes últimos estão agora "numa bela coloração verde, ao passo que aqueles são cinzento-glaucos e com falta de todos os arbustos e ervas daninhas, que são tão frequentes nos campos artificiais".

Nos dias seguintes encontrou ele mais campos naturais ricamente floridos, alguns cobertos por uma Stipa. (4) Nota do Autor.

A riqueza de flores era tão grande que Lund "só tinha de parar a cada passo para colher novas flores, das quais cada uma rivalizava em beleza com a outra".

"Este é o quarto oásis que na nossa viagem quebrava a monotonia fatigante, produzida pelo aspecto

Peter Wilhelm Lund no Brasil - Problemas de paleontologia - Página 60 - Thumb Visualização
Formato
Texto