Relações culturais pré-colombianas.
Impõe-se a nosso ver, pelas evidentes ligações ou relações pré-colombianas, entre os países americanos, uma aproximação mais intensa entre os estudiosos dos vários países, principalmente dos arqueólogos e antropologistas.
São evidentes as relações culturais da América, que têm suas raízes espalhadas entre vários povos. Ambrosetti, eminente arqueólogo argentino, já estabeleceu, com fundamentos seguros, a existência de relações culturais entre a Argentina e o Chile, principalmente com as províncias de Atacama, Coquimbo e o extremo boreal de Aconcagua.
Outros vão encontrar as razões que afundam no Peru as raízes da cultura diaguita.
No Congresso americanista celebrado em Buenos Aires, no ano de 1910, o Dr. Aureliano Oyarzun chamava, no entanto, atenção para certos caracteres que havia observado em artefatos de certa região chilena, atribuindo a certas linhas essenciais desses artefatos uma origem diaguita.
Também D. Ricardo E. Latcham sustenta as estreitas relações dos diaguitas argentinos com a parte do território chileno, limitada pelos rios Copiapó, no norte e Choapa, ao sul. Tanto que hoje é essa região denominada "diaguita chilena". Latcham estuda com amplos detalhes as relações culturais que existiam nesse particular entre argentinos e chilenos, chegando a julgar os diaguitas um mesmo povo, embora com as