naturais distinções de caráter local em suas manifestações culturais.(1) Nota do Autor
Em geral se verifica a escassez de estudos quanto à antropologia, o que, até certo ponto, torna mais valiosa a contribuição arqueológica, sem dúvida mais ampla e bastante significativa nos múltiplos casos de similaridade, o que torna mais evidente a identidade interpretativa.
Mas se a influência argentina se manifesta aí tão frequente, no Chile, do mesmo modo, se notam pontos de contato com o Peru e com o nosso país entre outros países americanos.
Esse entrelaçamento se verifica também de forma mútua bastante interessante, dando lugar a um curioso intercâmbio cultural.
A influência transandina está plenamente assegurada por muitos arqueólogos do continente.
Ainda a propósito de nossas referências sobre as relações culturais antigas da Argentina e do Chile vamos encontrar uma interessante prova nos domínios das artes aplicadas: a presença frequente do desenho de avestruzes na cerâmica chilena. Não fazendo essa ave selvagem parte da família faunística do Chile, e existindo ainda hoje, como acentua Gualterio Looser, avestruzes selvagens na Cordilheira de Domeyko, província de Antofagasta, no Chile, e em vários outros pontos do interior dessa província, se verifica que a referida ave é perfeitamente chilena, e nada se opõe a que em tempos pré-históricos sucedesse o mesmo.
Outro ponto de contato é o que se refere a frequentes achados de conchas de moluscos originários do Oceano Pacifico, em depósitos arqueológicos do Oeste da República Argentina.