Pré-história brasileira - vários estudos

Netto, embora os aproximasse pontos de afinidade com seus vizinhos, afastar-se de seus coevos e constituir assim como que uma nova e diversa nacionalidade.

Este fato se manifesta através da arte cerâmica, em que cada povo procura ganhar a sua originalidade, num esforço indiscutível de individualização.

É o que se nota, por exemplo, entre os antigos marajoaras e os habitantes de Maracá e Santarém.

É o que se nota, por exemplo, entre os antigos decorrentes dos níveis de cultura intelectual conforme as várias ondas de fluxo migratório que invadiram a América meridional.

O fabrico da cerâmica é um dos característicos de cultura dos povos antigos, "dos povos que se acham na trilha da evolução intelectual".

Em outra oportunidade nos dedicaremos ao estudo da evolução cultural dos povos americanos, que se formaram, ao que parece, após tremendas lutas em um cenário comum, de onde partiram para se tornarem os pioneiros das grandes civilizações de que são pontos culminantes o México e o Yucatan.

Os fenômenos migratórios explicam a maior ou menor analogia, que existe entre os povos da América do Sul e os da América Central, apesar da tendência claramente individualista, que foi caracterizando os vários grupos, muitos dos quais nos trouxeram os caracteres artísticos de seus antecessores.

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 327 - Thumb Visualização
Formato
Texto