Também parece comum a vários países o hábito de serem as mulheres as artistas dos cerâmios. Assim foi na América e também na África.
Ladislau Netto não se limitou a procurar um ponto comum entre os artefatos de Marajó e a louça do México e do Peru, ele foi além, vendo a analogia com os outros povos que construíram monumentos cerâmicos, como os do Egito, da Europa e da Indo-China. Achou ele que esse ponto de analogia está na urna antropomorfa ou pelo menos antropocéfala".
Virchow descobriu o ponto de contato dos vasos antropomorfos da Europa com os do Peru e do México.(8) Nota do Autor
"Estas analogias pareciam igualmente visíveis entre os vasos do antigo continente e os que hão sido encontrados nos "mounds" de Ohio e do Mississippi, nos necrotérios de Catamarca, e ao sul da América.
Devo, entretanto, acrescentar que, neste particular, as duas localidades que mais se aproximam, unindo arqueologicamente e por modo surpreendente, os dois continentes, são o Vale do Amazonas e as antigas cidades de Troia e de Micenas".
Mas é preciso notar ainda um importante aspecto da Pré-história Brasileira, é o que se refere à classificação das culturas primitivas do país.(9) Nota do Autor
Ainda aí se torna importante a observação da interdependência das culturas americanas. Os povos pré-colombianos procuravam, como bem observou Ladislau