Pré-história brasileira - vários estudos

O início dos estudos pré-históricos no Brasil.

As pesquisas paleontológicas no Brasil foram, cronologicamente, anteriores às de Lund. Na verdade outros naturalistas trataram antes do assunto, mas nenhum deles realizou, no entanto, uma obra fundamentada e persistente, que deixasse resultados de importância para a ciência.

Foram antes tentativas, que o próprio Lund chegou a notar.

Não deixaremos, pois, de citar, como nos parece justo fazê-lo, os que iniciaram tais estudos, reivindicando para o Brasil, e particularmente para Minas Gerais, a prioridade de tais indagações científicas no continente.

Diz Nelson de Senna que no século XVIII, em pleno período colonial, sob o domínio português, já os mineiros Luiz Fortes de Bustamante e Sá, Simão Pires Sardinha, Joaquim Velloso de Miranda, José Alvares Maciel e Domingos Vidal Barbosa (os dois últimos inconfidentes, 1789-92), realizavam os primeiros estudos a respeito de fósseis encontrados na Capitania.

São para citar ainda os irmãos José de Sá Bittencourt Accioli e Manoel Ferreira Bittencourt Accioli e também os irmãos José e Manoel Vieira Couto, que haviam cursado as universidades europeias de Coimbra, Montpellier, Treyberg e Paris.

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 39 - Thumb Visualização
Formato
Texto