Pré-história brasileira - vários estudos

Por outro lado, como bem se depreende dos fatos, muita cousa se escreveu sem fundamento a respeito do sábio solitário de Lagoa Santa.

Marcelin Boule, por exemplo, professor ilustre de História Natural do Museu Nacional de Paris, na sua obra Les Hommes Fossilles, diz que Lund consagrou 48 anos de sua vida ao estudo da fauna fóssil do Brasil, tendo assim explorado mais de 800 grutas(!). Duplo exagero. Os estudos de Lund foram iniciados em 1834 e não duraram mais de dez anos, o que todos os homens de ciência lamentam, uma vez que o sábio os abandonou na idade em que era lícito esperar o máximo da sua privilegiada inteligência.

"Em 1844, escreveu o Sr. Nereo C. dos Santos, em sua biografia do sábio, abandonou Lund inteiramente as escavações e estudos das cavernas, movido a isto, segundo declarou, em consideração de sua saúde". E, mais adiante: "Lund achava-se ainda naquela época no vigor da idade, contava apenas 44 anos e era de esperar que, ao menos, se tivesse dedicado a outro ramo de ciência natural, ciência em que era tão versado, não querendo mais, pelas circunstâncias acima expostas, continuar a ocupar-se dos estudos de animais extintos. Porém isso não se deu, ele abandonou ao mesmo tempo todo cultivo sério do que diz respeito às ciências naturais".

Não acreditamos que Lund tivesse visitado 800 cavernas e muito menos que conseguisse explorá-las cientificamente.(2) Nota do Autor

Informa-nos ainda o Sr. Nereo que, em consequência da revolução de 1842 foi esse "um ano quase perdido para ele, o que, entretanto procurou recuperar

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto