Pré-história brasileira - vários estudos

serviços a Lund. Morreu ele septuagenário e os seus restos se encontram, com o de outros auxiliares do sábio, no mesmo terreno que ele escolheu mais tarde para o seu próprio túmulo.(1) Nota do Autor

Além de Pedro José Brandt teve Lund outros auxiliares de valor como Riedel, Warming, Behrends e Reinhardt.

Esteve ainda em constante correspondência com os maiores cientistas da Europa.

Infelizmente os trabalhos do sábio dinamarquês, divulgados na língua de seu país, limitavam o número dos seus leitores e, até hoje, essa dificuldade persiste, porque os ilustres paleontólogos que estudaram o material por Lund enviado ao Museu de Copenhague, também escreveram nesse idioma tão pouco acessível à maioria dos estudiosos desses assuntos.

As principais comunicações de Lund foram feitas em revistas das sociedades científicas da Escandinávia e da Dinamarca. Vide, por exemplo, "Antiquitates Americanae", Det Ringelige Dauske Videnskabernes Selskabs Naturvidenskabelige og Mathematiske Afhandlinger e os cinco importantes volumes - E Museu Lund, que trazem estudos notáveis de suas descobertas.

Durante algum tempo foram os seus trabalhos publicados em "Annales Naturelles". Infelizmente, porém, não continuou ele a divulgá-los no idioma francês, que lhe daria notoriedade maior que aquela por ele conquistada. Depois os seus trabalhos se realizavam em lugar afastado dos grandes centros do país, o que dificultava grandemente a realização de seus planos científicos.

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 41 - Thumb Visualização
Formato
Texto