Pré-história brasileira - vários estudos

em 27 de março de 1840; a 4ª memória, em continuação aos Mammiferos extinctos do valle do Rio das Velhas, em 30 de janeiro de 1841, seguida de Notas, Lista de Fosseis e um novo Appendice.

Todas estas Memorias foram remetidas pelo sábio Dr. Lund às Sociedades dos Antiquários do Norte e Academia de Ciências.

Os resumos em francês do próprio Lund e de outros autores e as duas cartas em português, remetidos ao Instituto Histórico Brasileiro, melhor orientaram os conhecimentos sobre as descobertas fósseis de Lagoa Santa e de outros lugares próximos, no extenso vale do Rio das Velhas.

O Dr. Lund procedendo a escavações em muitas cavernas verificou desde logo, que os restos de animais encontrados e envolvidos nos depósitos dessas cavernas, eram diferentes dos que existiam na época atual, na superfície da terra, mostrando terem pertencido a uma criação distinta e já desaparecida.

Essas descobertas, sem dúvida pertencentes a animais que viveram em uma era diferente, num período geológico anterior ao atual, vieram sobremodo incentivar as pacientes pesquisas do sábio, tão cedo interrompidas.

Aproveitando-se do tempo de que dispunha, durante o período das águas, começou Lund a examinar com o maior cuidado a natureza dos achados, procurando estudar metodicamente múltiplas peças, de modo a obter o conhecimento sumário de sua natureza, a fim de se orientar com mais segurança em explorações futuras do mesmo gênero.

Não possuindo conhecimentos profundos de paleontologia, notável foi o esforço que empregou para familiarizar-se tão rapidamente com uma ciência que

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 44 - Thumb Visualização
Formato
Texto