PREFÁCIO
O estudo que constitui este livro foi feito em 1930 e depois revisto em alguns dos seus tópicos.
Eu tinha por hábito, antes de publicar meus trabalhos em volume, fazê-lo no O Correio Paulistano, em capítulos periódicos. Assim pratiquei com quase todos os meus escritos.
Por isso o que era o Populações Paulistas estava na redação desse jornal, quando, sobrevindo o movimento de 30, foi ela vandalicamente destruída.
Os "puritanos" de então queriam exterminar o que eles acreditavam malsão na sua clamorosa ingenuidade. Daí a série de atentados praticados nas famosas jornadas outubrinas...
Os originais do Populações Paulistas acompanharam a desdita da redação do Correio Paulistano, vítima inocente da voragem destruidora dos aliados do Sr. Getulio Vargas, esses que, confessam hoje, tiveram a boa-fé de abrir as portas de Itararé ao invasor da nossa terra...
Tempos se passaram e devido a conselhos repetidos do meu prezado amigo Antonio de Alcantara Machado, reconstituí o estudo incendiado no O Correio Paulistano. Graças a novas pesquisas e a novos esforços eu refiz as páginas do trabalho. Elas foram publicadas, algumas, na Revista Nova, na Política e outras serviram-me de base para as conferências que realizei na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo.