Populações paulistas

Estatistica Agricola e Zootechnica. Tive porém, a precaução de não computar os dados referentes à Capital, porque os algarismos sobre a propriedade urbana viriam perturbar os elementos por mim deduzidos em relação à propriedade rústica com as suas porcentagens, etc.

Desse quadro comparativo ressaltam de modo bem nítido diversidades de distribuição da propriedade, segundo os diferentes fatores, como a disparidade da composição química ou do relevo físico do solo, a situação ou a atração dos centros de consumo, as comunicações ferro ou rodoviárias, as várias idades das regiões, as espécies de culturas adotadas, etc.

Com essas diferenças existem correlatas variedades a proposito de distribuição de nacionalidades, as quais preponderam em uma ou outra zona, como vimos de um estudo esmerilhado das proporções.

Há etnias que preferem certos misteres ou certas regiões ou, ainda, certas culturas, como podem preferir determinada distribuição da propriedade.

Há outras etnias que mostram tendência para cousas diferentes, etc.

Sem embargo disso, verifica-se o modo absolutamente homogêneo como vai o processo assimilatório se operando.

Apesar disso é de se verificar o modo por igual como se vai fazendo a mistura das diferentes camadas humanas, sedimentadas no território paulista.

Todas essas etnias se vão depositando por igual. Elas não formam nódulos. Elas não constituem quistos. Elas não se mantém separadas. Elas não se mostram insolúveis, como se verifica com a Europa, com suas minorias étnicas.

É com facilidade que se pode observar como elas se vão espalhando.

Populações paulistas - Página 354 - Thumb Visualização
Formato
Texto