Santa Catarina: história - evolução

de seus territórios para a formação dos de Chapecó e Cruzeiro.

Em 1934, Caçador e Concórdia buscaram nos territórios daqueles e no de Porto União a área que possuem.

Finalmente, nos confins do Estado, nas divisas com a Argentina, predomina nas escassas populações a influência platina. A língua que se fala é um português acastelhanado ou um castelhano aportuguesado. A moeda mais comum é o peso, embora tenha curso a moeda brasileira, a bandeira que se conhece é a da República vizinha, a escola que frequentam os pequeninos brasileiros é a que mantem aquela nação do outro lado do Peperiguaçu. "Barracão e Barracón - são uma só e única povoação, cortada por um fiapo de água abandonado e que a língua de um cão, bebendo, revolve e turva".(147) Nota do Autor Este fiapo é o Peperiguaçu.

*

Em 1827, constituía o atual Estado do Paraná a Comarca de Curitiba, a quinta de São Paulo, quando teve o Presidente deste ordem de fundar às margens do Rio Negro uma colônia a fim de localizar na região imigrantes alemães. O local havia sido sete anos antes cortado pela estrada que dava passagens às tropas de gado, idas do sul, e que fora aberta pelo Barão de Antonina, João da Silva Machado.

Medidas as terras, do Rio Negro ao Butiá, em lotes de 500 braças em quadro, em 1829 chegaram as primeiras famílias, num total de 105 pessoas, que se instalaram à margem direita do rio, no lugar em que já havia uma povoação. Ainda neste mesmo ano a novel

Santa Catarina: história - evolução - Página 193 - Thumb Visualização
Formato
Texto