Santa Catarina: história - evolução

também dado à cidade. É hoje uma cidade movimentada por intensa vida comercial.

*

Lucena, atualmente Itaiópolis, vizinha de Mafra, foi criada pelo governo federal em 1890, na região em que nascem os rios São João, Lança, Rio Negrinho, São Lourenço, Preto e outros. Os primeiros colonos chegaram em 1891 e eram de nacionalidade inglesa, ex-trabalhadores das fábricas de Londres, acrescidos de alguns polacos e russos. Em 1895, o governo passou para o Estado do Paraná os encargos da mesma, desistindo dos serviços de colonização da zona. Sob a direção do Estado foram então encaminhadas para o núcleo algumas famílias rutenas, idas de São Paulo e já afeitas à vida agrícola. Dois anos mais tarde, uma nova remessa se fez, contando-se então também elementos de origem polonesa. Além destes, pela mesma época, se localizaram em Lucena muitos alemães que haviam saído de São Bento, aumentando assim a sua população. Em 1909, foi emancipada, passando depois para a jurisdição catarinense, e vindo a constituir o município de Itaiópolis.

*

Porto União data de 1769.

À margem esquerda do Iguaçu, então chamado Rio do Registro, lançou seus fundamentos, dedicando-a a Nossa Senhora da Vitória, o Capitão Antonio da Silveira Peixoto.

Por determinação de D. Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus, Governador da capitania de São Paulo, deveriam, nesta época, ser

Santa Catarina: história - evolução - Página 195 - Thumb Visualização
Formato
Texto