Santa Catarina: história - evolução

calado. Possuem estas baías belas praias, quer no continente quer na ilha, e o costão desta e as praias de fora são de grande e impressionante beleza.

Sobre esta ilha está assentada Florianópolis, antiga Desterro, capital do Estado, e grande número de povoados se espalham por ela, junto da costa ou no seu interior. No continente, dentro das baías, se contam inúmeros povoados, a vila de Biguaçu e as cidades de São José e Palhoça. As históricas enseadas de Brito e Massiambu aí se localizam, igualmente. Em torno da Ilha de Santa Catarina se agrupam numerosas outras, das quais a mais importante é a do Arvoredo, ao norte. Estas ilhotas tomam o nome genérico de Moleques do Norte e do Sul, de acordo com a localização. Além destes grupos ainda se encontram outras, espalhadas por toda a costa.

Os rios principais que deságuam no Atlântico são: o Cachoeira, barrento, sujeito à influência das marés até quase às suas cabeceiras e cuja importância resulta da existência em sua margem direita da cidade de Joinville; o Itapocu, correntoso e encachoeirado; o caudaloso Itajaí, o maior rio do litoral catarinense, largo e profundo; o Tijucas; o Tubarão e o Araranguá.

Conta o litoral as cidades mais importantes do Estado: São Francisco, na ilha deste nome; Joinville, sobre o Cachoeira; Itajaí e Tijucas nos portos dos rios destes nomes; Blumenau sobre o Itajaí-Açu; Brusque sobre o Itajaí-Mirim; São José e Palhoça, na baía do sul de Santa Catarina; Laguna sobre a maior lagoa existente ao sul do Estado; Tubarão, sobre este rio; Araranguá, sobre o rio deste nome.

As vilas existentes nesta região são numerosas e se localizam às margens dos rios menores, no fundo das enseadas, nos vales e ao longo das estradas que

Santa Catarina: história - evolução - Página 25 - Thumb Visualização
Formato
Texto