Santa Catarina: história - evolução

A 31 de março, os obuses da coluna sul iniciam a sua ação, castigando severamente o reduto. A infantaria, disposta na mata, combate os jagunços com vigor. O destacamento de leste atinge o ponto combinado para a reunião com a tropa do norte. Mas Potyguara não chegara ali, com a sua coluna.

A marcha desta coluna então torna-se épica.

Potyguara inflete e toma o rumo do Tamanduá e procura chegar a Santa Maria sem o reforço da coluna de leste, que ainda o esperava em Chico Mello. Vencendo 114 quilômetros, por caminhos ínvios, afastando todos os obstáculos, destroçando ajuntamentos e batendo galhardamente 400 homens que o esperavam no Timbó Grande, Potyguara em marcha forçada ruma para o sul. A moral da sua tropa é esplêndida e, conservando-a, com valentia e arrojo atira-se sobre os jagunços. O entrevero é formidável. Aos facões matutos opõe as suas baionetas e carregando fortemente toma o reduto de Aleixo, já no vale de Santa Maria, a dois de abril. Incendiados 902 casebres e uma igreja do reduto, bivaca dentro dele para um descanso rapidíssimo, pois no dia seguinte reenceta a sua marcha, hostilizando e hostilizado. Às 15 horas, de três de abril, está sobre o aldeamento de Santa Maria, que não resiste ao vigor do seu ataque e cai.

Os caboclos, entretanto, espalham-se pelo mato e Potyguara viu-se sitiado. A noite que passa dentro do reduto é pavorosa, pois os jagunços conservaram vivo fogo contra à força do bravo capitão. Os facões brilham em torno do Hospital de sangue instalado dentro do reduto, perto da igreja, defendendo valentemente os soldados a sua posição. Vendo-se cercado, com grande número de feridos e mortos, na possibilidade

Santa Catarina: história - evolução - Página 431 - Thumb Visualização
Formato
Texto