E refere mesmo Armitage que, não obstante o rigor daquela medida, tornado público, embora, que o imperador se negara a receber as cartas do pai e outras particulares de que era portador o conde do Rio Maior, foi ele acusado de haver entretido comunicações secretas com o enviado de d. João VI.
Interessante, ainda, a respeito, outra observação feita por Drummond: trazendo os comissários cartas do conde de Subserra e de outras pessoas da corte portuguesa para seus amigos e conhecidos daqui, todos se calaram, exceto Antonio Carlos, que deu conta ao país desse importante acontecimento, publicando no Tamoyo a sua resposta e a carta recebida.
Finalmente, em seguida à missão Rio Maior, aqui chegaria Villela Barbosa, impressionados os espíritos quando se soube, diz o mesmo escritor, "que o imperador o havia recebido afetuosamente, e os zangões do absolutismo o rodeavam com admiração".
Brasileiro embora, Villela Barbosa se radicara em Portugal, tendo tomado nas Cortes, não obstante deputado pelo Brasil, atitude de franca, desabrida hostilidade contra a Independência.
Narra ainda Drummond que, se José Bonifácio duvidava pudesse o mesmo ser favorável à união do Brasil com Portugal, de forma contrária pensava Antonio Carlos.
Ele (Drummond), entretanto, mais tarde tirou todas as dúvidas que queria nutrir a respeito em face de