ÍNDICE
INTRODUÇÃO - XXV
ABRINDO O INQUÉRITO
A ilusão sobre o nosso ensino público. — Falta de uma política de cultura. — Instrução que se desenvolve sem um ideal orientador e sem espírito de continuidade. — Evolução orgânica e crescimento por adições e enxertos. — A falta de caráter educativo em nossas escolas. — Instrução e educação moral. — A cooperação da iniciativa privada. - 1
PRIMEIRA PARTE
O ENSINO PRIMÁRIO E NORMAL
Entrando em cheio em nosso inquérito. — Duas atitudes censuráveis. — O ensino primário e normal na sua atual organização. — A volta ao passado. — O triunfo da burocracia no ensino. — A obsessão da uniformidade a todo transe. — O ensino normal e primário, nas suas linhas gerais. — Erros e defeitos. — Visão pessimista? — Têm a palavra os entendidos na matéria. — O nosso questionário. - 11
A OPINIÃO DO DR. FRANCISCO AZZI
Sinais dos tempos... — A nossa má organização pedagógica e seus frutos. — Confronto desolador. — Retrogradação sentida e confessada. — Problema capital. — Nada de analfabetos de letras, nem de analfabetos de ofícios. — A reforma dos cursos normais? — Deficiente, estreita e iníqua. — Cargo inútil e pernicioso. — A escola primária e o espírito que a deveria animar. — Nem só de pão vive o homem. - 22