A evolução da economia paulista e suas causas

norte-americana. Não querem observar com a relatividade, que cousas diferentes exigem. Por isso tem sempre a visão deformada. Partindo de um ponto de vista falho, a miopia e o estrabismo são fatais. Jamais podem chegar a uma conclusão exata.

Para considerar bem o problema brasileiro, é preciso conhecer bem os fatores, que exigem ser postos em cena para a elucidação do mesmo.

Não basta uma visão panorâmica do país, como se este fosse uma área limitada e não abrigasse uma população complexa como é a brasileira, formada de gentes as mais diferentes entre si.

É preciso não se esquecer do que Capistrano de Abreu já dizia no seu Capitulos de Historia Colonial:

"Cinco grupos etnográficos, ligados pela comunhão ativa da língua e passiva da religião, moldados pelas condições ambientes de cinco regiões diversas, tendo pelas riquezas naturais da terra um entusiasmo estrepitoso, sentindo pelo português, aversão ou desprezo. NÃO SE PREZANDO PORÉM UNS AOS OUTROS DE MODO PARTICULAR - eis em suma ao que se reduziu a obra de três séculos."

Essas palavras de Capistrano espelham uma nítida verdade, que ainda não entrou na inteligência dos que têm refletido no problema.(1) Nota do Autor

A evolução da economia paulista e suas causas - Página 75 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra