Conceito de civilização brasileira

Mas tudo se confunde e se complica, inextrincavelmente, quando deixamos a inteligibilidade das palavras ao sabor das interpretações pessoais, elásticas e nebulosas, que esfumam os contornos dos conceitos e transformam as ideias mais bem delimitadas em terras de ninguém, sem fronteiras definidas. Ou melhor, interpretações que reduzem essas ideias a uma espécie de fotografia tirada fora do foco, onde as figuras imergem numa névoa de luz e sombra, dentro da qual todas as formas se assemelham.

Na exposição de matérias abstratas é muito mais fácil o entendimento, quando se empresta aos vocábulos uma significação errada, mas uniforme e exatamente conhecida, do que quando se lhes dá duas ou mais significações certas, mas pouco precisas.

E, afinal, o hermetismo, as mais das vezes, não passa de roupagem preciosa, com que as disfarça a confusão do raciocínio, ou a sua pobreza inconfessável. Terá, sempre, razão, o cético que afirmou não ser bem elaborado o pensamento que não consegue ser exposto de maneira apreensível.

Conceito de civilização brasileira - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto