Alexandre Rodrigues Ferreira. Vida e obra do grande naturalista brasileiro

"O Humboldt brasileiro, como era apelidado, nasceu na cidade da Bahia, a 27 de abril de 1756 sendo seu pai Manoel Rodrigues Ferreira, faleceu em Lisboa, a 23 de abril de 1815."

Sacramento Blake.

"O que é certo é que o sertão do Pará e Rio Negro, o rio Branco, o Madeira, o Guaporé, a Serra do Cuanurú ou a Nevada Mato Grosso, Cuiabá, nada se evadiu às sábias indagações do Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira.

Que o Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira foi sábio consciencioso e infatigável, não há contestação alguma."

A Valle Cabral.

"Era um sábio de primeira ordem, e deixou muitas e importantíssimas memórias, algumas das quais se imprimiram, havendo, porém, muitas outras inéditas."

Pinheiro, Chagas

"No suplemento à participação geral do Rio Negro, Alexandre R. Ferreira deu também um capítulo sobre o que se chama botânica econômica.

Digno de leitura é também o capítulo XXVI, intitulado Clima, onde A. R. Ferreira dá uma resenha interessante dos fenômenos meteorológicos, legando a ela uma judiciosa apreciação sobre a inconveniente arquitetura que os habitantes da Amazônia costumam observar. "

E Goeldi

"Quem se ocupar com o estudo dos numerosos manuscritos de A. R. Ferreira não pode deixar de admirar a paciência depositada na redação e coordenação de tanto material, e sobretudo a minuciosidade com que ele trata todo e qualquer assunto administrativo, por mais insignificante e secundado ele fosse.

Alexandre Rodrigues Ferreira. Vida e obra do grande naturalista brasileiro  - Página 243 - Thumb Visualização
Formato
Texto