Já se achava em provas este livro, e paginado, quando a fidalga gentileza do sábio Arthur Neiva proporcionou ao autor a leitura do seu Esboço Histórico Sobre a Botânica e Zoologia no Brasil, publicado a 7 de setembro de 1922 pelo número especial d'O Estado de São Paulo, e por tiragem avulsa de 1929.
Aí, o douto pesquisador relembra a contribuição dos naturalistas que estudaram as peculiaridades brasileiras e diz, a propósito do seu conterrâneo: "O médico baiano Alexandre Rodrigues Ferreira realizou formidável trabalho científico em fins do século XVIII, nos domínios da botânica, zoologia e antropologia. Foi a célebre Viagem Filosofica, fartamente ilustrada com desenhos coloridos."
"Em Portugal, sofreu todas as hostilidades de Brotero, e, por ocasião da invasão das tropas francesas, Junot requisitou, a pedido de Saint-Hilaire, os originais e desenhos do grande naturalista brasileiro, já com as descrições feitas, ilustradas e somente à espera de publicação."