Orientação pragmática
Coerente com a doutrina, que sustentara perante os colegas da Academia, condensou, em escrito sem data, porventura às vésperas da partida, as normas que deveriam guiar os expedicionários da Viagem Filosofica.
Não lhe traz sequer a assinatura, mas, evidentemente, pertence-lhe a autoria do códice, que a Biblioteca Nacional enfeixou no volume n° 1-16, 1, 35 da Seção de Manuscritos, juntamente com outros ensaios e notas avulsas. De suas páginas ressalta a meticulosidade previdente do colecionador, a quem não bastariam os ensinamentos e instruções dadas a preceito por Vandelli, ampliadas por atentas consultas a outras fontes e reflexões pessoais.
Bem que o objetivo, que levaria em mira, fosse a "utilidade da Pátria", ou "o crédito da Nação", pois que "S. M. delas espera retirar benefício de um Reino de que a Providência lhe confiou o Governo", não tarda o naturalista em pôr de manifesto o seu entranhado amor ao estudo dos fenômenos da natureza, assim como o peso das responsabilidades, que aceitara, disposto a desempenhá-las a todo o transe.
Precavidamente planeara o seu programa de trabalhos, porquanto "se trata de disciplinar uma pequena tropa, que só difere dos militares no manejo das armas; no mais tudo está o público convencido que deve presidir a uma severidade de disciplina, cuja falta produz ordinariamente