Rumos e Perspectivas

Estados: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Lucraremos todos. É a unidade no desmembramento, porque nada se perderá na situação atual de sociedades livres, e tudo se ganhará no conhecimento e apoio recíproco das pesquisas dirigidas num sistema vivo, responsável e solidário de investigadores e estudiosos, nos quatro cantos do país.

Podereis encontrar o modo inicial da solução do problema, levantado por Oliveira Lima, e o qual aqui reitero em vosso seio, não deixando de concorrer com o devido entusiasmo ao Congresso de História que se anuncia para o ano vindouro.

Entre nós tudo tende ao exagero. Povo novo, as novidades nos exaltam, a separação republicana mal-imitada e digerida quase nos divide. Somos, no entretanto, por demais unos, para que certa obra satânica de teóricos nos mutile os membros. Temos quatro sécuIos de fusão profunda. A luta pela terra irmanou-nos e nos confundiu. É no sentido de reforçar essa fusão que devemos trabalhar sempre. Quebrada na ordem constitucional, é urgente fortificá-la por todos os meios. E nenhum melhor campo do que aquele no qual se analisam as origens, se sondam as aspirações, se comenta a