separativa de afluentes, é a fronteira de acaso, que parece ter-se fechado em jogo de empurra, fixando-se no primeiro galho encontrado do rio Uruguai e da Lagoa Mirim, quando se deslocavam as linhas de separação luso-espanhola para aquém ou para além, ao sabor das lanças da peonada inquieta nessas paragens.
Nesse ângulo de linhas fronteiriças assentaram-se com o tratado de 1851, o de 26 de maio de 1826, a decisão de 5 de fevereiro de 1895 e o ato de 11 de maio de 1910 as aquisições da arbitragem, das guerras e das cessões de favor, com as provocações da Colônia do Sacramento e os recuos da margem que Pedro, o Cru, imaginara talvez, e, com razão, poder rematar as conquistas de Martim Afonso e reparar-lhe a falta cometida no regresso do paralelo 35°.
Ao sul dos hervais, estendidos na faixa entre o Lajeado e Piratini, os campos de criação esparzem-se longamente, criando acolá com o charque e o chimarrão os costumes do pampa e a alma do gaúcho.
Aviventando a campina, o cavalo no Sul é a arma dos distúrbios, enquanto que no Norte é o elemento geral e exclusivo da paz e do trabalho. Empregados no pastorejo das manadas o campeão guasca dispara nos rodeios, espalhando