chapadão de Uberaba e Monte Alegre, o "Triângulo mineiro", onde o augite porfirítico relembra a atividade vulcânica que o traçou.
Para sudoeste da ponta pireneica aparecem as cidades de Jaraguá e de Goiás, as margens diamantíferas do rio Claro e Caiapó e o divisor de águas entre os afluentes do Paranaíba e as últimas radículas do rio Grande, no augulo formado pela serra Selada e pelo Caiapó. Prolongando-se ainda o cominhamento desse azimute, alcançam-se as terras do Amambaí, serra que se desenrola entre os rios Paraná e Paraguai e a fronteira que se apoia no salto das Sete Quedas e se desenvolve por todo o rio Apa, nos pântanos da baía Negra e na lagoa do Xarais . É nessa linha de chavascais que Corumbá se ergue sobre calcário negro, onde vegetam agaves, embaúbas e cactus, olhando os campos, as serras e os banhados de três nações.
Levando para o ocidente a observação radiada dos cimos goianos, seguir-se-á por uma chapada de grés que vai baixando e por onde se suspeitam vestígios de remotos cataclismos e vazam as correntes iniciais do Araguaia, do rio Grande e do Vermelho, ao longo de plainos das chapadas, cujas barreiras limitantes a oeste são mais velhas que os Andes.
Topar-se-ão nessa linha de rumo, mais para