Rumos e Perspectivas

universal. As fibras de tecido e a criação pastoril renascem a olhos vistos. Com a imigração multiplicada a hematosar o velho sangue emboaba e bandeirante, o solo beneficiável e rico e o tradicionalismo liberal do povo, apesar de afastada do oceano, Minas é um bocado próspero e prestigioso do Brasil.

Mato Grosso e Goiás com os gados, ervais e seringais, maltratados ou monopolizados, aguardam que lhes removam o isolamento e o torpor, o investimento e o assento miraculoso do aeroplano. O problema das comunicações tem primado naturalmente sobre todos os outros em face do Brasil central. Atingido e varado este pelas primeiras monções e bandeiras, as dificuldades rebatidas nessas correrias ambiciosas comporiam volumes de epopeia, com os da escrituração comercial dos nossos valores quantiosos e maldesfrutados.

Propenso o sentido das marchas para as minas, o caminho por água e a canoa foram postos de parte, pouco a pouco, conservando-se apenas, até ultimamente, o do Tapajós e o do Tocantins, quando já se havia renunciado ao do Guaporé. A produção de grande parte de Goiás e Mato Grosso prefere atualmente descer pelos trilhos terrestres nas tropas de cargueiros