grupos escolares modelos, asilos para alienados, hospitais modelos, etc. etc.
Sendo Belém uma cidade plantada à beira de rio onde ainda existe o fenômeno das marés, goza das vantagens de possuir peixes de todas as qualidades; a mesa do Pará, por esta e outras razões é de uma fartura excepcional. Visitamos o Mercado Municipal e ficamos admirados com a fartura de todos os dias: carnes de espécies várias, frutas de todos os climas, verduras a granel.
Os forasteiros falam do clima da planície amazônica como de um inferno dantesco; a verdade nesse particular, como nos outros, é que as opiniões são sempre exageradas. Em Belém, por exemplo, se há calor intenso durante o dia, possui noites agradabilíssimas. Não há quem desconheça o fenômeno reinante na região — a chuva diária. Logo após o almoço começa o vento e dentro de alguns instantes cai o aguaceiro. Tal é o hábito que se criou com a chuva que já serve ela como marco de tempo. É comum ouvir-se: "encontrar-te-ei depois da chuva," por ser ela um hábito de todos os dias, fenômeno explicável nas regiões tropicais, onde a grande evaporação provocada pelo calor intenso na grande vastidão líquida, devolve rapidamente à terra o líquido evaporado. O certo é que a chuva concorre muito para atenuar o calor e daí a vantagem das noites frescas na região.
O clima do Amazonas e do Pará tem sido muito caluniado. Vimos, entretanto, muitas pessoas de idade avançada, tanto num como noutro lugar. E a