a opinião descuidada dos brasileiros com os exemplos e ideias que expôs. Vários militares jovens aplaudiram a lição e solicitaram que a repetisse, para plateia mais numerosa, no Rio de Janeiro. Foi a pedra angular da Liga de Defesa Nacional, que logo fundaram Miguel Calmon, Olavo Bilac e Coelho Neto, com o franco aplauso de todas as classes. O papel benéfico da Liga no aprestamento do Brasil para a resistência a um inimigo ainda oculto, mas possível, numa época de insegurança exterior e agressões súbitas, de mares sem garantias e fronteiras sem privilégios, de tratados sem validez e postulados jurídicos enjeitados - só pode ser calculado pela atmosfera emocional que produziu,(270) Nota do Autor pelos estímulos que levou ao voluntariado das armas, pela "moda", dos exercícios militares, pelo prestígio que deu - popular e sentimental às medidas acauteladoras da nossa soberania emanadas do governo.
1917 é uma antítese de 1910.
Então o civilismo excitava os espíritos contra o militarismo, como política. Agora é a mentalidade liricamente marcial que exacerba as consciências, contra a indiferença civil como alheamento dos interesses nacionais.
Desaparecera, com Pinheiro, o condestável; ficara, com Ruy Barbosa, o oráculo.
A sua nomeação para embaixador nas festas do centenário da Independência da República Argentina (9 de julho de 1916) se, de um lado, mostrava que Wencesláo