Evaristo da Veiga

É quase certo que a aula de Francisco Luis Saturnino da Veiga no Rio tenha sido aberta em época anterior à assinalada por Macedo, possivelmente na última década do século XVIII(3) Nota do Autor e desde então já ensinava ele latim, aritmética e gramática.

Em 1795 ou 1796, casara-se com uma brasileira, D. Francisca Xavier de Barros, nascendo em 1797 o primeiro filho, João Pedro e, depois, em 8 de outubro de 1799 Evaristo, em 1802 Bernardo e por último Lourenço, em 1806.

Desse português mestre-escola, sabe-se que era um "homem de bons principios e costumes austeros", profundamente católico, que educou os filhos com "severidade carrancuda", por efeito certamente daquela distância social que separava então os homens dos meninos, os pais dos filhos, aqueles querendo que estes se tornassem logo homens, pensassem e vivessem como adultos.

Grande, imensa foi a influência de Francisco Luis Saturnino da Veiga sobre os filhos, sobre Evaristo. Influência de pai um tanto tirânico no recesso da casa; influência de primeiro mestre, ainda dentro da própria casa, atuando sobre os sentimentos, sobre a imaginação, sobre a inteligência. Até a idade de doze anos, o pai

Evaristo da Veiga - Página 30 - Thumb Visualização
Formato
Texto