Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes

educacional, já encontraram um sistema criado pelos núcleos teuto-brasileiros. Começou então, a princípio pouco sensível depois cada vez mais acentuado, um processo competitivo entre a escola pública estadual e comunal,(254) Nota do Autor figurando como tipo intermediário a escola municipal. A julgar pelas observações que pude fazer em muitas localidades catarinenses, o processo já estaria decidido em favor das escolas públicas se estas existissem em número suficiente. Não obstante ser raramente boa a fama das escolas públicas, a maior parte das classes campesina e proletária as prefere porque não oneram o orçamento familiar.(255) Nota do Autor. O ministro evangélico M. Dedekind caraterizou, em 1931, a situação como segue: "Numa concorrência muito pronunciada com as escolas alemãs privadas e comunais, a escola luso-brasileira penetra cada vez mais as colônias germânicas. Ela é inteiramente gratuita; mesmo livros e material didático fornecem-se gratuitamente aos alunos. Para o colono pobre, forçado a ganhar os seus mil-réis num trabalho árduo, é uma

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