Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes

tentação muito grande de mandar a prole numerosa à escola estadual gratuita, em vez de pagar a mensalidade à escola alemã... Hoje em dia com o desenvolvimento cada vez mais vigoroso da cultura luso-brasileira, com a atração magnética que associações brasileiras desportivas e juvenis exercem sobre os jovens, o perigo para a mocidade alemã é cada vez mais grave".(256) Nota do Autor

"Uma grande parte da população teuta não auxilia mais a manutenção das escolas alemãs. Mandam os filhos às escolas públicas brasileiras, nas quais o ensino é completamente gratuito, além das vantagens e privilégios de que gozam os alunos mais tarde, depois de diplomados".(257) Nota do Autor

Característico para essa situação competitiva é um tópico de Vianna Moog: "Geraldo queria mais detalhes. A professorinha respondia sem afetação. Explicava que, além da aula estadual, havia ainda a aula municipal, cujo professor vivia do que lhe davam os colonos, em gêneros da roça, porque o que ganhava, oitenta mil-réis mensais, não lhe chegava para o sustento. Tinha muita pena dele. Os colonos porém, preferiam a aula estadual, que lhes saia mais barata. Só encontrava até ali uma dificuldade para o desempenho do cargo: o pastor protestante".(258) Nota do Autor

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