CAPÍTULO V
As condições da assimilação - 76
O significado das estatísticas demográficas para o problema de assimilação. - As imagens desiderativas dos imigrantes alemães e os processos de propaganda. - As decepções iniciais. - Consequências sociais do isolamento dos núcleos de origem germânica. - Conceito de insulamento social e cultural. - Fatores que contribuíram para a penetração paulatina dos núcleos urbanos e semiurbanos teuto-brasileiros,
CAPÍTULO VI
A marcha da assimilação: os conflitos culturais e mentais - 95
A avaliação recíproca dos padrões culturais como fenômeno preliminar da assimilação. - Aspecto subjetivo e objetivo do conflito cultural. - Desajustamentos sociais dos imigrantes. - Criminalidade dos imigrantes.
CAPÍTULO VII
Marginalidade e ressentimento - 102
Conceito de ressentimento social. - Repulsa e sentimentos de inferioridade. - O homem marginal. - A marginalidade como crise da personalidade. - Manifestações marginais entre teuto-brasileiros. - Grupos marginais entre os descendentes de alemães. - Atitudes em face de luso-brasileiros e alemães novos. - Estratificação das populações de origem germânica.
CAPÍTULO VIII
A ambivalência das atitudes - 128
Conceito de ambivalência. - Manifestações de ambivalência em face do estrangeiro: superestimação e xenofobia. - Efeitos de atração e repulsa dessas manifestações sobre as populações marginais. - Atitudes de ambivalência entre teuto-brasileiros. - Conceito de germanismo. - Separação dos elementos político e étnico como manifestação de marginalidade. - O germanismo como tentativa de perpetuar grupos étnicos endógamos com vida cultural distinta. - Nacionalismo marginal dos teuto-brasileiros. - Populações marginais ou minorias étnicas? - Conflitos no selo das populações marginais. - Efeitos que a política nacional socialista produziu sobre os núcleos teuto-brasileiros.
CAPÍTULO IX
A função dos estereótipos ou representações coletivas - 167
Conceituação. - Formação de estereótipos e sua influência sobre a assimilação. - Insulamento e hermetismo cultural como fatores determinantes de estereótipos contrários à assimilação. - O papel da cismogênese