CAPÍTULO XIV
A economia - 252
Mentalidade capitalista e pré-capitalista. - Regimes de trabalho: trabalho permanente e intermitente. - Influência da religião. - Atitudes econômicas diferentes entre colonos protestantes e católicos. - Progresso e retrocesso econômico dos colonos de origem germânica. - Formas de produção agrícola rudimentares acondicionadas à estrutura econômica da zona de colonização. - Recidivas em formas pré-capitalistas. - A família teuta como unidade econômica. - Rigores do regime de trabalho e empobrecimento cultural. - Organização do trabalho interfamilial. - Representações coletivas econômicas e seus efeitos sobre as variedades e formas de produção.
CAPÍTULO XV
A educação - 277
Assimilação e educação. - Antagonismo entre os agentes educativos - Educação incidental assimiladora condicionada ao meio. - O processo de brasilização. - Estrutura e organização da escola teuto-brasileira. - Heterogeneidade das escolas. - Significado das estatísticas escolares. - Escolas protestantes e católicas. - Escolas rurais e urbanas. - Diferenças na composição das populações escolares. - Função da escola teuta. - Situação marginal da escola teuta. - O papel do aprendizado da língua. - Rivalidade entre a escola pública brasileira e a escola comunal teuto-brasileira. - Análise de livros didáticos. - A literatura escolar como reflexo da marginalidade cultural.
CAPÍTULO XVI
Direito e política - 316
As concepções de ius soli e ius sanguinis. - As concepções étnicas dos teuto-brasileiros como reflexo do direito de sangue. - Resíduos do ius sanguinis nas atitudes brasileiras. - Concepções diferentes de propriedade entre teuto-russos e brasileiros. - Elites políticas teuto-brasileiras. - A diferenciação de status social e estatuto político entre os teuto-brasileiros e seus efeitos sobre a política de assimilação.
CAPÍTULO XVII
Síntese - 327
Literatura compulsada - 337
Bibliografia suplementar - 340